A fim de dar suporte às pesquisas em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus, o Sistema de bibliotecas e Informação da UFRJ fez um levantamento através dos sites das editoras acadêmicas das principais universidades do Brasil, e elaborou uma relação com todas as editoras que disponibilizam e-books (livros eletrônicos) para download gratuito.

 

A relação das editoras está separada pelas cinco regiões do país.

 

Confira a lista completa.

 

Atualizado em 17/08/2020:

Com o propósito de facilitar o acesso ao conteúdo gratuito disponível pelas editoras, foi realizada uma classificação dos e-books por grandes áreas do conhecimento.

 

Algumas editoras solicitam um cadastro para acessar as obras. Nesses casos, o link do título disponibilizado não é para o pdf do livro, mas para a página do livro na editora.

 

Confira as relações de e-books classificados por área do conhecimento:
 

 

Ciências Agrárias (89 títulos)

 

Ciências Ambientais (43 títulos)

 

Ciências Biológicas (73 títulos)

 

Ciências da Saúde (215 títulos)

 

Ciências Exatas e da Terra (57 títulos)

 

Ciências Humanas (1154)

 

Ciências Sociais Aplicadas (581 títulos)

 

Engenharias (40 títulos)

 

Linguística, Letras e Artes (398 títulos)

 

Fonte:SIBI/UFRJ.http://sibi.ufrj.br/index.php/inicio/337-sibi-ufrj-elaborou-relacao-de-editoras-academicas-brasileiras-que-disponibilizam-e-books-gratuitos?fbclid=IwAR2FhGJ5FpLhvdEW2ya_SPGYD1Hmkp_JCNNToSoBSQdsaRVqudfJniuDWtM

Alunos e professores das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, públicas ou privadas habilitadas na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) podem acessar a plataforma Solidariedade à Pesquisa.

Desenvolvida pela Unicamp, com acompanhamento e gestão da CAPES, “Solidariedade à Pesquisa” é uma plataforma de compartilhamento de insumos, materiais e equipamentos, unindo pesquisadores em todo o Brasil. O serviço facilita a comunicação entre alunos e professores das IES, com o objetivo de otimizar   o uso de recursos públicos para o desenvolvimento de pesquisas.

No site do SiBI, através do link acesso remoto integrado ( acesso CAFe), a comunidade acadêmica da UFRJ consegue ter acesso a plataforma. Ao clicar em ENTRAR, selecione UFRJ (instituição) e insira seus dados já cadastrados para utilizar os serviços oferecidos por meio do acesso remoto CAFe.

 

Caso você ainda não tenha feito o cadastro, confira nosso tutorial para acesso remoto aos recursos informacionais da UFRJ via CAFe.

 

 

 

 

 

 Fonte: SIBI/UFRJ. http://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/361-plataforma-solidariedade-a-pesquisa

O Sistema de bibliotecas e Informação da UFRJ fez um levantamento das editoras acadêmicas das principais universidades do Brasil, e elaborou uma relação com todas que disponibilizam e-books (livros eletrônicos) para download gratuito.

 

A relação das editoras está separada pelas cinco regiões do país.

 

Confira a lista completa.

 

Fonte: SIBI. https://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/337-sibi-ufrj-elaborou-relacao-de-editoras-academicas-brasileiras-que-disponibilizam-e-books-gratuitos

O recurso tem conteúdo interdisciplinar e permite acesso para artigos em texto completo, dissertações, preprints, anais de conferências e outros conteúdos dos membros da International Association of STM Publishers, incluindo Springer, Nature,Taylor & Francis e BMJ. Abrange o tema COVID-19 e outros surtos de coronavírus.

 

Disponível na plataforma ProQuest por meio do Portal de Periódicos da Capes, acesse pela intranet UFRJ ou CAFe.

 

UFRJ Biblioteca HUCFF/IDT
Desenvolvido por: TIC/UFRJ