Consulta e Empréstimo

 

 CONSULTA LOCAL

    É aberta a toda comunidade com livre acesso às estantes. Para localizar publicações é possível consultar o catálogo da biblioteca na Base Minerva. Os usuários não podem permanecer na sala de acervo portando bolsas, sacolas, pastas, fichários, cadernos e mochilas.

 

EMPRÉSTIMO LOCAL

    Deve ser assinada uma ficha para cada obra retirada para empréstimo local, mediante apresentação de documento original de identidade com foto, que ficará mantido no setor de circulação, até a devolução da(s) obra(s).  A devolução das obras deverá ser feita, impreterivelmente, até as 16:40h do mesmo dia da sua solicitação.

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

    É permitido somente aos inscritos na Biblioteca a retirada de até 2 (dois) livros por 3 (três) dias. 

    Os empréstimos domiciliares serão feitos das 7:00h às 16:30h. Ficam transferidas para o primeiro dia útil as devoluções que coincidam com sábado, domingo e feriado.

    Ao solicitar o livro para empréstimo, o aluno deverá tomar ciência da data de devolução, assinando a ficha de empréstimo e o formulário de data atrás do livro. Dessa forma, é de inteira responsabilidade do usuário a devolução em atraso.

    Não será emprestado mais de 1 (um) exemplar da mesma obra para um mesmo usuário.

    Os periódicos, obras raras e obras de referência não são emprestados, podendo o períodico e as obras de referência serem copiadas.

    Os CD’s e DVD’s serão emprestados obedecendo as mesmas regras aplicadas para os livros

 

RENOVAÇÃO

    É permitida desde que a obra não esteja reservada.

 

RESERVA

    É permitido reserva de no máximo 2 (dois) livros por vez. Ficará mantida por um prazo de 2 dias úteis a partir da devolução, após este período, a reserva será cancelada e o livro será emprestado para o próximo da fila e/ou retornará para o acervo.

 

DEVOLUÇÃO

    O atraso de um dia implicará na suspensão do empréstimo por 01 (um) dia útil para cada dia de atraso. A suspensão deverá ser cumprida até o final, não havendo exceções.

 

REPOSIÇÃO DO LIVRO

    O usuário que tiver extraviado (por qualquer motivo) uma ou mais obras retiradas por empréstimo, deverá, imediatamente, comunicar o fato ao funcionário do setor de circulação. A obra emprestada é de inteira responsabilidade do usuário, se extraviada, deverá ser reposta com a mesma edição ou uma edição mais recente. No caso de inexistência da mesma obra, o usuário deverá repor com obra similar ao tema e que a biblioteca indicar. Até que a obra seja substituída, o empréstimo domiciliar estará suspenso. A não substituição será comunicada ao departamento de ensino ao qual esteja vinculado.

 

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

    Este serviço permite o empréstimo de materiais entre as bibliotecas da UFRJ e do Rio de Janeiro. A solicitação deverá ser feita a bibliotecária(o) que identificará a biblioteca mais próxima e fará o pedido de acordo com as normas da biblioteca a ser solicitada.

UFRJ Biblioteca HUCFF/IDT
Desenvolvido por: TIC/UFRJ