Pesquisa

Consulta e Empréstimo

 

CONSULTA LOCAL

É aberta a toda comunidade com livre acesso às estantes. A localização das deve ser realizada no catálogo da biblioteca na Base Minerva. Em caso de dúvidas, procure a equipe da biblioteca. 

Os livros consultados devem ser deixados nas mesas no Salão de Acervo ou devolvidos no balcão de atendimento.

Não é permitido o acesso ao Salão de Acervo portando materiais pessoais. Procure o balcão de atendimento e solicite a chave para guarda de seus pertences nos armários individuais.

 

EMPRÉSTIMO LOCAL

É permitido ao público em geral. O empréstimo local é aplicado quando se deseja consultar o exemplar em outro ambiente da biblioteca, fora do Salão de Acervo. Segue o passo a passo:

 Localizar o título no acervo;

 dirigir-se ao balcão de atendimento para empréstimo.

 O atendente irá preencher uma ficha para cada obra e a mesma será assinada pelo usuário.

 É necessária a apresentação de documento original de identificação com foto, que ficará retido no balcão de atendimento até a devolução da(s) obra(s). 

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

É permitido somente aos inscritos na Biblioteca a retirada de até 2 (dois) livros por 3 (três) dias. 

Os empréstimos domiciliares serão feitos das 7:00h às 15:30h. Ficam transferidas para o primeiro dia útil as devoluções que coincidam com sábado, domingo e feriado.

Ao solicitar o livro para empréstimo, o aluno deverá tomar ciência da data de devolução, assinando a ficha de empréstimo e o formulário de data atrás do livro. Dessa forma, é de inteira responsabilidade do usuário a devolução em atraso.

Não será emprestado mais de 1 (um) exemplar da mesma obra para um mesmo usuário.

Os periódicos, obras raras e obras de referência não são emprestados, podendo o períodico e as obras de referência serem copiadas.

Os CD’s e DVD’s serão emprestados obedecendo as mesmas regras aplicadas para os livros.

 

DEVOLUÇÃO

A devolução deve ser realizada presencialmente na biblioteca. Horário: 07h às 15h30min.

Cada 01 (um) dia de atraso na devolução de 01 (um) item equivale a 01 (um) dia de suspensão para realizar novos empréstimos. Esta regra vale para cada item emprestado, assim 2 (dois) livros emprestados serão considerados 2 (dois) dias de atraso. A suspensão deverá ser cumprida até o final, não havendo exceções.

 

MATERIAL EXTRAVIADO (PERDA, ROUBO OU FURTO) - REPOSIÇÃO DO LIVRO

A obra emprestada é de inteira responsabilidade do usuário e, se extraviada, deverá ser reposta com a mesma edição ou uma edição mais recente.

O usuário que tiver extraviado (por perda, roubo ou furto) uma ou mais obras retiradas por empréstimo, deverá, imediatamente, comunicar o fato ao funcionário no balcão de atendimento. Em caso de roubo ou furto apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.) original e uma cópia.

No caso de inexistência da mesma obra, o usuário deverá repor com uma publicação indicada pela biblioteca. 

Até que a obra seja substituída, o empréstimo domiciliar, para o usuário em questão, estará suspenso. A reposição do material deve ocorrer em um prazo de até 60 dias após comunicação do extravio. A não substituição será comunicada ao departamento de ensino ao qual esteja vinculado.

 

UFRJ Biblioteca HUCFF/IDT
Desenvolvido por: TIC/UFRJ