Pesquisa

Consulta e Empréstimo

 

CONSULTA LOCAL

É aberta a toda comunidade com livre acesso às estantes. A localização das deve ser realizada no catálogo da biblioteca na Base Minerva. Em caso de dúvidas, procure a equipe da biblioteca. 

Os livros consultados devem ser deixados nas mesas no Salão de Acervo ou devolvidos no balcão de atendimento.

Não é permitido o acesso ao Salão de Acervo portando materiais pessoais. Procure o balcão de atendimento e solicite a chave para guarda de seus pertences nos armários individuais.

 

EMPRÉSTIMO LOCAL

É permitido ao público em geral. O empréstimo local é aplicado quando se deseja consultar o exemplar em outro ambiente da biblioteca, fora do Salão de Acervo. Segue o passo a passo:

 Localizar o título no acervo;

 dirigir-se ao balcão de atendimento para empréstimo.

 O atendente irá preencher uma ficha para cada obra e a mesma será assinada pelo usuário.

 É necessária a apresentação de documento original de identificação com foto, que ficará retido no balcão de atendimento até a devolução da(s) obra(s). 

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

É permitido somente aos inscritos na Biblioteca a retirada de até 2 (dois) livros por 3 (três) dias. 

Os empréstimos domiciliares serão feitos das 7:00h às 15:30h. Ficam transferidas para o primeiro dia útil as devoluções que coincidam com sábado, domingo e feriado.

Ao solicitar o livro para empréstimo, o aluno deverá tomar ciência da data de devolução, assinando a ficha de empréstimo e o formulário de data atrás do livro. Dessa forma, é de inteira responsabilidade do usuário a devolução em atraso.

Não será emprestado mais de 1 (um) exemplar da mesma obra para um mesmo usuário.

Os periódicos, obras raras e obras de referência não são emprestados, podendo o períodico e as obras de referência serem copiadas.

Os CD’s e DVD’s serão emprestados obedecendo as mesmas regras aplicadas para os livros.

 

DEVOLUÇÃO

A devolução deve ser realizada presencialmente na biblioteca. Horário: 07h às 15h30min.

Cada 01 (um) dia de atraso na devolução de 01 (um) item equivale a 01 (um) dia de suspensão para realizar novos empréstimos. Esta regra vale para cada item emprestado, assim 2 (dois) livros emprestados serão considerados 2 (dois) dias de atraso. A suspensão deverá ser cumprida até o final, não havendo exceções.

 

MATERIAL EXTRAVIADO (PERDA, ROUBO OU FURTO) - REPOSIÇÃO DO LIVRO

A obra emprestada é de inteira responsabilidade do usuário e, se extraviada, deverá ser reposta com a mesma edição ou uma edição mais recente.

O usuário que tiver extraviado (por perda, roubo ou furto) uma ou mais obras retiradas por empréstimo, deverá, imediatamente, comunicar o fato ao funcionário no balcão de atendimento. Em caso de roubo ou furto apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.) original e uma cópia.

No caso de inexistência da mesma obra, o usuário deverá repor com uma publicação indicada pela biblioteca. 

Até que a obra seja substituída, o empréstimo domiciliar, para o usuário em questão, estará suspenso. A reposição do material deve ocorrer em um prazo de até 60 dias após comunicação do extravio. A não substituição será comunicada ao departamento de ensino ao qual esteja vinculado.

 

Empréstimo entre bibliotecas

 

EMPRÉSTIMO DE USUÁRIOS DA UFRJ EM OUTRAS BIBLIOTECAS

Modalidade que permite ao usuário realizar empréstimos em outras bibliotecas, que não fazem parte de sua instituição de origem.

Para efetuar este serviço o usuário, vinculado à UFRJ, deve seguir os passos descritos abaixo:

 Estar regularmente matriculado na Biblioteca HUCFF/IDT.

 Verificar se a publicação desejada existe em alguma biblioteca do SiBi UFRJ, utilizando o catálogo Minerva: http://minerva.ufrj.br.

 Caso se confirme a inexistência da publicação nas bibliotecas da UFRJ, o usuário deve buscar a publicação em outra instituição (externa à UFRJ), no Rio de Janeiro, conforme comodidade.

 Após localizar o material em outra instituição, o usuário deve dirigir-se ao balcão de atendimento da Biblioteca HUCFF/IDT, com o formulário de “Requisição de Empréstimo entre Bibliotecas” impresso e preenchido, para que seja aferido, assinado e carimbado por um bibliotecário autorizado. Baixe aqui o formulário

A Biblioteca HUCFF/IDT entrará em contato com a biblioteca requisitada para verificar a disponibilidade do item e demais trâmites necessários.

 Após aferição do formulário pelo bibliotecário, o usuário poderá dirigir-se à biblioteca externa à UFRJ para efetuar o empréstimo (conforme regras estabelecidas por esta).                 

 É dever do usuário se responsabilizar pelo item pertencente à biblioteca requisitada (instituição externa à UFRJ).

 Caso haja necessidade de renovação do empréstimo, o usuário deverá informar a Biblioteca HUCFF/IDT (por e-mail: bibliotecaarrobahucff.ufrj.br, telefone: 3938-2857 ou presencialmente - de 7h às 15h30) para que esta faça a solicitação à biblioteca requisitada. 

 

EMPRESTIMO PARA USUÁRIOS EXTERNOS A UFRJ

O usuário externo à UFRJ que desejar realizar o empréstimo de material pertencente à Biblioteca HUCFF/IDT deve estar ciente dos passos descritos abaixo:

 As bibliotecas não pertencentes ao SiBi UFRJ, deverão entrar em contato com o a Biblioteca HUCFF/IDT (por e-mail: bibliotecaarrobahucff.ufrj.br ou telefone: 3938-2857 - de 7h às 15h 30), caso seu usuário deseje realizar a retirada por empréstimo de um material informacional. 

 A Biblioteca HUCFF/IDT irá aferir a situação cadastral da instituição requisitante, verificar a disponibilidade do material desejado e efetuar sua reserva.

 Instituições não cadastradas deverão preencher o formulário de “Cadastro de Bibliotecas para Empréstimo”, disponível aqui. Este documento deverá conter a assinatura de um bibliotecário registrado no CRB, que será responsável pela intermediação entre o usuário e a nossa biblioteca.

O formulário deverá ser entregue por e-mail (bibliotecaarrobahucff.ufrj.br), digitalizado em cores, ou pelo usuário solicitante, no momento da retirada do empréstimo na Biblioteca HUCFF/IDT.

 O limite de itens para Empréstimo entre Bibliotecas são dois livros. 

 A duração de cada empréstimo são três dias. Podendo ser renovados até cinco vezes pelo bibliotecário responsável (servidor da Biblioteca HUCFF/IDT), por e-mail bibliotecaarrobahucff.ufrj.br ou telefone: 3938-2857 - de 7h às 15h30). 

 Não será emprestado mais de um exemplar da mesma obra para um mesmo usuário.

 Os periódicos, obras raras e obras de referência não são emprestados, podendo os periódicos e as obras de referência ser fotocopiados.

 Os CD’s e DVD’s serão emprestados obedecendo as mesmas regras aplicadas para os livros.

 Os Empréstimos entre Bibliotecas serão feitos de segunda a sexta-feira, de 7h às 15h30. 

10º Ficam transferidas para o primeiro dia útil as devoluções que coincidam com sábados, domingos e feriados.                     

11º É de inteira responsabilidade da biblioteca solicitante a reposição do item em caso de perda, roubo, extravio ou qualquer dano ao material.            

12° Os empréstimos somente serão atendidos com a apresentação de carta de solicitação do material, em papel timbrado da instituição requerente.

 

OBS: A biblioteca em atraso ou com débito terá seu cadastro suspenso na Biblioteca HUCFF/IDT, até a devida regularização.

 

 

UFRJ Biblioteca HUCFF/IDT
Desenvolvido por: TIC/UFRJ