Estudantes terão acesso a banco de dados científico sobre saúde

Estudantes de 14 áreas da saúde poderão consultar, gratuitamente, um amplo banco de materiais científicos atualizados, nas bibliotecas de suas instituições de ensino. O acesso será garantido por meio do Portal Saúde Baseada em Evidências, plataforma científica mantida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A ampliação do serviço, que já está disponível, de forma gratuita, para mais de 900 mil profissionais de saúde, foi anunciada na última sexta-feira (12/10), pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, durante palestra sobre formação médica no 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica, ocorrido em São Paulo, de 11 a 14 de outubro.

O secretário enfatizou a importância de viabilizar o acesso ao conhecimento qualificado em saúde desde a formação. “Já somos pioneiros ao possibilitar, aos profissionais de saúde, acesso gratuito a esse tipo de conteúdo. Acreditamos que, ampliando para o estudante, criaremos uma rotina de educação permanente preciosa, que vai melhorar a prática profissional e, consequentemente, o atendimento prestado à população”, explica. Uma ferramenta técnica está sendo estudada para viabilizar o acesso dos alunos por meio das bibliotecas das instituições de ensino.

O portal está atualmente disponível para 14 profissões de saúde regulamentadas no país, oriundas dos seguintes cursos Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O portal também tem conteúdos científicos e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos, vídeos e outras ferramentas (como calculadoras médicas e de análise estatística).

Inicialmente, estão sendo ofertadas sete bases indicadas por pesquisadores e docentes de universidades públicas do país: Rebrats, Embase, ProQuest Hospital Collection, Atheneu Livros Virtuais, Micromedex, Dynamed, Best Practive – British Medical Journal (BMJ).

Fonte(s): Portal da Saúde

UFRJ Biblioteca HUCFF/IDT
Desenvolvido por: TIC/UFRJ